quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Efeitos de fotos - para que você pareça um fotógrafo profissional

Este tutorial foi escrito para a Suíte de Aplicativos Gráficos CorelDRAW® X5. Ainda que recursos semelhantes possam estar disponíveis em versões anteriores, o tutorial será totalmente aplicável apenas à Suíte de Aplicativos Gráficos CorelDRAW® X5.

O efeito Vibração é excelente para equilibrar a saturação de cores. Ele agrega riqueza a cores com baixa saturação, enquanto mantém as cores com alta saturação. O efeito Tons de cinza é ideal para remover a saturação de um objeto, uma camada ou uma região de uma foto. Também permite escolher as cores usadas na conversão de tons de cinza. O efeito Filtro de foto permite simular o resultado de ter um filtro de lente instalado na câmera ao tirar uma foto. Também examinaremos o filtro Curva de tom e como ele pode ser usado para aprimorar as fotos. Com essas ferramentas, o fotógrafo iniciante poderá parecer profissional!

Você aprenderá a

Neste tutorial, você aprenderá sobre:

Vibração

Corel PHOTO-PAINT - caixa de diálogo do efeito Vibração

O filtro Vibração permite aumentar a saturação de uma imagem RGB sem provocar aparagem ou "estouro" da imagem. A aparagem ocorre quando uma área de uma imagem é muito brilhante e os detalhes das cores nela se perdem, o que poderá acontecer se você aumentar indiscriminadamente a saturação em uma imagem. O filtro Vibração ajusta a saturação proporcionalmente aumentando mais a saturação das cores menos saturadas do que a das cores saturadas. Esse filtro é útil para ajustar a saturação de imagens com uma pessoa na frente de um fundo detalhado. Por exemplo, ele permite aumentar a saturação dos detalhes do fundo sem afetar desfavoravelmente o tom de pele da pessoa na imagem.

No menu Ajustar, selecione Vibração. Existem dois controles deslizantes: um para Vibração e outro para Saturação. Basta mover esses controles deslizantes até obter um resultado do seu agrado.

Tons de cinza

O filtro Tons de cinza permite criar uma imagem preto e branco sem alterar o modo de cores. Permite também ajustar cores individuais para conversão, o que modifica a intensidade dos tons de cinza na imagem ao convertê-la. Além disso, é possível tingir a imagem modificando o matiz e a saturação. Por exemplo, você pode adicionar um tingimento a uma imagem para produzir o efeito Sépia.

Corel PHOTO-PAINT - caixa de diálogo do efeito Tons de cinza

O ajuste dos tons de cinza é um pouco mais complexo do que o ajuste da vibração, no entanto, também é muito fácil. Agora, devo enfatizar que o uso desse recurso para criar uma imagem em tons de cinza não é o mesmo que usar os comandosImagem > Converter em tons de cinza. O processo Imagem > Converter em tons de cinza cria uma imagem de 8 bits, enquanto o ajuste dos tons de cinza funciona apenas em imagens RGB de 24 bits e, depois de aplicado, a imagem continuará RGB de 24 bits.

No menu Ajustar, selecione Tons de cinza. Será exibida uma caixa de diálogo que permite a visualização de uma imagem Antes e Depois. Existem seis controles deslizantes que ajustam os diferentes canais de cor, RGB e CMY. Se desejar, você também poderá aplicar um tingimento à imagem marcando a caixa de seleção Tingimento. Isso permite ajustar também os controles deslizantes Matiz e Saturação.

Filtro de foto

Os efeitos especiais de câmera permitem simular os efeitos produzidos pelos filtros de máquinas fotográficas, como os filtros puntiforme e difuso. Você pode também adicionar efeitos de iluminação, como o brilho solar ou pontos de luz. O Filtro de foto permite simular o efeito de colocar um filtro colorido na frente da lente de uma câmera. Você pode escolher a cor do filtro e, depois, ajustar a densidade da cor. Também existe a opção de preservar a luminosidade.

Corel PHOTO-PAINT - caixa de diálogo do efeito Filtro de foto

Curva de tom

O filtro Curva de tom permite que você realize correções de cor e de tom ajustando os canais de cor individuais ou o canal composto (todos os canais combinados). Os valores dos pixels individuais são plotados ao longo de uma curva de tom que aparece em um gráfico e representa o equilíbrio entre sombras (parte inferior do gráfico), tons médios (meio do gráfico) e destaques (parte superior do gráfico). O eixo x do gráfico representa os valores tonais da imagem original, enquanto o eixo y representa os valores tonais ajustados.

Corel PHOTO-PAINT - configurações da Curva de tom

A curva de tom mostra o equilíbrio entre as sombras, os tons médios e os destaques de uma imagem. Os valores dos pixels originais (x) e ajustados (y) são exibidos lado a lado quando você arrasta a curva de tom.

Para corrigir áreas problemáticas, adicione nós à curva de tom e arraste a curva. Se quiser ajustar áreas específicas de uma imagem, você poderá usar a ferramenta Conta-gotas e selecionar as áreas na janela de imagem. Você poderá arrastar os nós que aparecem na curva de tom para alcançar o efeito desejado.

O histograma permite que você exiba a faixa tonal ajustada e avalie os resultados. Para obter mais informações sobre histogramas, consulte "Usar histogramas" na ajuda on-line do Corel PHOTO-PAINT.

Para refinar seus ajustes, você poderá escolher um estilo de curva na caixa de listagem Estilo. Por exemplo, você pode redesenhar a curva com linhas à mão livre ou segmentos de linha reta.

Uma opção para ajustar a cor e o tom de uma imagem é aplicar uma predefinição. Para acessar uma predefinição, clique no botão Abrir à direita da caixa Predefinições. Você também pode salvar configurações de tons como predefinições para usar com outras imagens.

Quer você seja um fotógrafo profissional que deseje melhorar suas imagens ou um amador que busque resultados profissionais, esses efeitos com certeza farão com que suas imagens se destaquem. Reserve alguns momentos para testar esses efeitos e ver como eles são simples e eficazes.

0 comentários:

Postar um comentário