quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Criando uma Lupa

Diversos recursos do CorelDraw como, Transparência Interativa, Sombra Interativa, Formato Aparar, Preenchimento Gradiente, Conversão de objetos em Curvas, Efeito Lente, etc.

1.construindo a lupa sem a lente. Abra o Corel e defina as propriedades da página com as seguintes Propriedades: Tipo/Tamanho do papel - A4, Orientação - Paisagem, Unidades de Medida = Centímetros.


Trace uma elipse com 8cm de Largura e 8cm de Altura. As coordenadas dos objetos são identificadas na barra de propriedades pelas letras X e Y. Horizontal = X e vertical =Y. Assim também ocorre com as dimensões dos objetos em largura e altura, veja figura abaixo.


Trataremos assim então os tamanhos e posicionamento dos objetos em relação a folha. Então a primeira Elipse traçada anteriormente ficaria com Tamanhos: Largura= 8cm e Altura= 8cm. Após ter traçado a Elipse, centralize-a na folha pressionando a tecla "P" do teclado. Clique na
ferramenta de seleção e duplique a elipse pressionando a tecla "+" (Tecla de Soma) ou CRTL - C, CTRL -V.

Agora temos duas elipses na mesma posição. Reduza o tamanho de uma das elipses na barra de propriedades para Largura = 7cm e Altura = 7cm. Pinte as duas com cores diferentes para facilitar o nosso trabalho, iremos alterar as cores depois. A elipse maior eu pintarei de Preto e a menor de Vermelho. Organize os objetos de forma que a elipse menor fique na frente da maior como mostra a figura abaixo. Para organizar os objetos podemos utilizar o menu "Organizar" - "Ordenar" mas antes selecione um dos objetos para determinar a ordem. Podemos também utilizar o atalho do teclado "CTRL" + "PageDown" para Recuar um e "CTRL" + "PageUP" para Avançar um.


Agora vamos "Aparar" a elipse maior. Clique no menu "Organizar" >"Formato" >"Formato". Aparecerá a janela de formatos no canto direito ta tela, altere o formato para "Aparar" como na figura abaixo:


Selecione a elipse Vermelha, pois com ela iremos aparar a elipse preta. Na janela de Formatos clique no botão "Aparar", agora o cursor do mouse esta diferente quando passamos o mouse sobre os objetos. Veja a figura.


Com esse cursor, aponte de maneira precisa à ponta da seta sobre a elipse preta e de um clique. Se tiver dificuldade aumenta um pouco o Zoom da tela. Pronto, agora a elipse preta esta aparada. Para ter certeza de que a elipse preta foi aparada, afaste os objetos um pouco e logo em seguida volte para posição central apertando a tecla "P"..


Agora Selecione os dois objetos e agrupe-os. "CTRL" - "G". Coloque-os em uma posição fora da folha. Faça outra elipse de Largura= 8cm e Altura = 8cm e posicione no centro da folha pressionando a tecla "P". Dê um clique na folha e na barra de propriedades altere a distância de deslocamento para 0,5cm


A distância de deslocamento é a distância que o objeto selecionado ira se mover quando precionarmos as teclas de movimentação do teclado. Duplique a elipse "+" (Tecla de Soma) e pressiona a tecla de movimentação do teclado para baixo uma vez.


Selecione a elipse que esta na posição central da folha e clique novamente no botão aparar da janela de formatos, desta vez o objeto a ser aparado será o que ficou mais abaixo, dê um clique então no objeto.


Selecione a elipse que esta no centro da folha e altere o tamanho para Largura = 7,7cm e Altura= 7,7cm. Pinte de Azul essa elipse. Agora vamos colorir os outros objetos. Primeiramente selecione a elipse Preta e a Vermelha e desagrupe-as "CTRL" + "U". Delete a elipse vermelha. Selecione a elipse preta e altere a cor para "70% Preto" centralize-a novamente na folha pressionando a tecla "P".


Selecione a ferramenta de preenchimento gradiente. Veja figura abaixo:


Deixe as cores aproximadamente na mesma posição da figura abaixo:


Seu desenho deve ter a aparência da figura abaixo:


Selecione tudo e agrupe "CTRL" + "G". Arraste o desenho para fora da folha, pois agora iremos construir o cabo da lupa.
Daqui para frente chamarei a Largura de "X" e a altura de "Y", na figura abaixo os valores se referem a largura e altura, "X" então seria Largura e "Y" seria Altura.

Selecione a ferramenta de “Formas Básicas" e trace um objeto como mostra a figura abaixo:


Centralize na folha "P" e Pinte de “Branco”, duplique o objeto e pinte de "Marrom-Escuro". Selecione a ferramenta "Transparência Interativa" e trace-a sobre o objeto da esquerda para direita como mostra a figura abaixo:


Agora vamos para o detalhe da ponta do cabo. Selecione os objetos do cabo e agrupe-os. Deixe-os centralizado na folha "P". Selecione a ferramenta de Formas Básicas a mesma que havíamos utilizado anteriormente para fazer o cabo. Deixe-o como mostra a figura abaixo:


Pinte o objeto com a cor "branco" e duplique. A cópia pinte com a cor "Preto". Aplique “Transparência interativa” no objeto com a cor preto de forma que fique como na figura abaixo:


Selecione os dois objetos da parte superior do cabo e agrupe-os "CTRL" + "G". Duplique com a tecla "+" (Tecla de Soma)faça o espelhamento como na figura abaixo:


Altere o posicionamento como na figura abaixo:


Faça uma elipse e altere suas propriedade como na figura. Deixe-a com a cor "Branco" e duplique. A cópia pinte de "Preto". Aplique "Transparência Interativa" na cópia como na figura abaixo:


Faça outra elipse e altere as propriedades como na figura abaixo. Pinte de preto.


Faça um retângulo e altere as propriedades como na figura abaixo e pinte de Preto.


Pronto, esta feita o cabo, selecione todos os objetos do cabo e agrupe-os. Altere o "Angulo de Rotação" do objeto para 336,438° e posicione com "X = 11,345" cm e "Y = 6,233 cm". Vamos selecionar agora a lente da lupa e alterar o "Angulo de Rotação" para 315,929°. Desagrupe a lente "CTRL" + "U". Selecione a elipse interna "azul" e Apare a Elipse Preta. Tome cuidado pois o clique na hora de aparar terá que ser preciso sobre a elipse preta. Clique no menu "Efeito" opção "Lentes". Escolha o efeito "Olho de Peixe" com taxa de 100% e clique em aplicar. A cor do objeto que era azul desaparecerá. Volte a selecionar os objetos da lente e agrupe-os novamente. Posicione a lente em "X = 15,002 cm" e "Y = 14,974 cm”. Seu objeto terá a aparência da figura abaixo:


Agora é só aplicar uma "Sombra Interativa” para dar mais vida ao desenho. Tome cuidado na hora de aplicar a "Sombra Interativa” nos objetos, pois se você aplicar sombra no objeto que possua o efeito de lente, ele ficara todo cinza. Portanto desagrupe a lente e aplique sombra só no aro da lente deixando o vidro de fora. Depois volte os objetos na posição normal. Feito isso, agrupe todos os objetos. Qualquer objeto que ficar por traz da lente da lupa ficará com o efeito de "olho de peixe". Pronto eis o resultado final.


OBS: Existem diversos tipos de lente para ser aplicada em objetos. As ferramentas interativas aqui mencionadas também possuem diversos tipos de propriedades que podem ser alteradas. A ferramenta "Transparência interativa" pode ser aplicada tomando como forma qualquer tipo de preenchimento.

0 comentários:

Postar um comentário